segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

11c = V14

Já te perguntaram alguma vez a relação de grau de via e boulder? Não foram poucas as vezes que alguém (geralmente mais novo) me perguntou isso. Ai cai naquela discussão infinita de conversão de graus: – Se juntar V3 + V4 dá V7? - Eu mando V4 de boulder, isso dá quanto de via?

Navegando no vimeo esses dias encontrei a resposta definitiva. O monstro Kevin Jorgeson, aquele do “Pure” e que mandou o alucinante Ambrosia no filme “Progression” acabou resolvendo essa questão bem ao seu estilo. Mandou (já tem um tempinho) a via The Fly (ela tem até página no Wikipédia!), graduada em 5.14d/9a/11c, “de boulder” e deu V14/8B+. Tai um prato cheio para os grau maníacos!

Em tempo: o Jason Kehl também mandou a via “de boulder”.

5 comentários:

Anônimo disse...

SE NÃO ME ENGANO, ISTO SMEPRE FOI UM BOUDER, lAMICHE PRIMEIRAMENTE O FEZ EM TOP ROPE, DEVIDO SER MUITO EXPOSTO E LOGO NA SEQUENCIA MANDO EM BOUDER...
CONFIRAM NO yOUTÓBA...RS

Rafael Matheus disse...

Segundo a página da via no Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/The_Fly_(climb) , quem fez o FA (com corda) foi o Graham em 2000.

Depois o Lamiche e o Sharma repetiram em 2003, ambos usando corda e com a segunda costura clipada. No vídeo do Lamiche mandando a via no youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=7FtuNGI0E1A ) ele está com corda. Quem mandou a via "de boulder" foi só o Jason Kehl e o Kevin Jorgeson mesmo...

Ainda segundo a página, a via realmente não é alta e a galera só "chapeletou" porque a base é muito ruim.

Se você for ver, o Jorgeson já solou/mandou vias/boulders até mais altos que esse. O que impressiona mesmo é que o cara, além de não ter trabalhado a via com corda antes para conhecer as agarras, toma várias quedas e não se intimida!

Anônimo disse...

Para os leigos, a graduação na escalada funciona da seguinte forma:
v1 - veio um cara e não mandou
v2 - veio dois cara e não mandaram
....
v14 - veio 14 cara no bouldi e não mandaro.
e assim vai

wiillian bonner disse...

monstro quebra o pêndulo pelo meio
ó doido ó!

Unknown disse...

Esse vídeo é doido! esse bixo manda muito e o vídeo mostra tanto que é pancada!
E o maluco da graduação, foi hilário! kkkkkkk dei trela!

 
Real Time Web Analytics