terça-feira, 5 de outubro de 2010

Acidente - costura fixa na primeira chapa

Falando sério… Bom, não temos lá muita credibilidade para falar sério, mas vamos tentar.

Há algumas semanas houve um acidente na famosa região de Red River Gorge, nos EUA. Por sorte o escalador sobreviveu e está se recuperando bem.

O que chamou a atenção foi o que aconteceu. Segundo relato do site local Red River Climb o escalador havia passado a primeira proteção e no caminho para a segunda tomou uma queda. Na queda a corda se rompeu completamente o que fez com que ele caísse no chão. smallWornBiner

Feita análise no equipamento constatou-se que a corda estava em bom estado e o que levou ao rompimento foi o mosquetão da primeira costura, que ficava fixa nesta via havia algum tempo. O mosquetão estava bastante desgastado (como mostra a foto ao lado) e com isso a área de contato com a corda ficou mais estreita, provocando o corte.

O pessoal da Black Diamond fez uma análise mais técnica do acidente e com base em experiências anteriores soltou algumas conclusões (clique aqui para ver o texto completo, em inglês).

Causas do desgaste de mosquetões:
    - Como a pessoa que dá seg em geral fica distante da parede ao descer o escalador de ‘baldinho’ (tanto ao desequipar a via quanto para descansar) a corda corre em contato com a primeira costura, causando fricção.
    - Costura do crux em geral recebe muitas quedas e também muita fricção na descida, quando o escalador não consegue continuar a escalada.
    - Costura fora da linha da via recebe também muita fricção ao descer o escalador pois a corda necessariamente passa friccionando por ela.
    - Fricção da corda ‘suja’ (com areia e terra) gera um desgaste significativamente maior.
    - Mosquetões de alumínio se desgastam com muito mais facilidade que os de aço.

CRW_6017 Fizeram também um teste com um peso de 80kg, numa corda de 10.2 nova em um mosquetão em situação similar ao mostrado acima e, numa queda que gerou 7kN, a corda se rompeu! Sim, uma corda que teoricamente suporta quedas de 12kN (5 quedas desta pelo teste oficial UIAA) se rompeu. 7kN não é uma queda simples, pelo contrário, é algo bem forte, mas já deixa a pulga atrás da orelha.


Resumo e dicas da Black Diamond:
- Use mosquetões de aço em vias que vão ficar equipadas por muito tempo.
- Fique próximo da parede quando descer alguém de baldinho.
- Use sempre uma costura própria na primeira chapa de uma via.
- Use costuras longas em vias com ‘zig-zague’.
- Essa dica é No Dab: Não seja pão-duro, se o mosquetão está como o da foto, transforme num lindo chaveiro, juntador de nuts, abridor de garrafas, artesanato…

Juízo molecada!

3 comentários:

Apollo disse...

boto fe que isso ae é barui....dos brabo

Anônimo disse...

Né possível!
O pior é que é possível sim!
Ana Chata

Anônimo disse...

É isso ai, provalmente os que não ligam pra isso são aqueles que vão pra pedra encher o cu de maconha e não prestam atenção em porra nenhuma.
Maconheiro tem de escalar é boulder mesmo. Pois vão dar menos trabalho pro resgate.

 
Real Time Web Analytics