quarta-feira, 17 de março de 2010

Livrando tudo…

fernando Por Fernando Lucas, atleta patrocinado, boulderista, cantor, escalador de esportivas e paredes, pizzaiolo (quando à trabalho na pizzaria de seu pai em troca de dinheiro pra escalar) e nas horas vagas colunista especial No Dab.

A escalada é um esporte que abrange diferentes atividades, temos escalada de boulder, escalada esportiva, escalada tradicional, de grandes paredes entre outras. Cada um tem sua preferência e cabe a cada um respeitar os diferentes estilos de cada pessoa, mas que tal colocar todas as habilidades juntas em uma só via? Isso parece ser a nova onda do momento, escaladas clássicas que eram feitas artificialmente estão cada vez mais sendo livradas, e no topo desse movimento estão escaladores como os irmãos Huber, Nico Favresse, os irmãos Pou e também nosso querido sem dedo Tommy Caldwell.

Atualmente o projeto mais comentado envolve a via Mescalito (A3 5.8 830m) que está no lendário El Captain, Yosemite. Quando foi conquistada no outono de 1973 acho que nenhum dos conquistadores imaginava que essa via sairia em livre, mas com a evolução da escalada esportiva e principalmente do boulder, escaladores como Tommy Caldwell e Kevin Jorgesson acreditam que seja possível, combinando a habilidade de encadernar 11º e V13 a dupla mescla a experiência de Tommy, com o entusiasmo de Kevin.

A via é considerada o projeto mais difícil do El Cap, devido a constante dificuldade das longas 26 enfiadas onde várias são graduadas como décimo e até décimo primeiro grau seguidamente. Segue o vídeo dos escaladores malhando a via.

CROQUI the_topo_routemap

Já aqui na América do Sul os escaladores belgas Nico Favresse e Sean Villanueva fizeram a primeira ascenção em livre da South African Route, um bigwall localizado nas Torres del Paine, na patagônia chilena. A via saiu no grau de 5.12+ que parece bem acessível, mas deve ser lembrado que as condições patagônicas dão o “grip” da via.

 

E por final também devemos lembrar-nos da conquista feita no norte de Minas Gerais pelo lendário Stefan Glowacz, Holger Heuber, Klaus Fengler, o hermano Horácio Gratton e Edmilson Padilha. A via foi intitulada Place of Happiness, foi mandada toda em livre em 11 dias no grau de 9a brasileiro e suas 18 enfiadas seguem a aresta clássica da Pedra Riscada totalizando 850m. Essa via ainda não conta com nenhuma repetição, vamos lá galera! A pedra tá esperando.

Place of Happiness 00 01 02 03 04

Lembrando sempre galera que o blog da NO DAB acima de tudo e um espaço aberto para todos que queram dar suas opniões ou cooperar com material seja, foto, texto, mandem suas mensagens para o email: nodabclimb@hotmail.com, ou deixe seu comentario no próprio blog que entramos em contato…

7 comentários:

Cauí Vieira disse...

cala fernandin

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

kmonkey!

Unknown disse...

Vai ganhar um amendoim pelo post! Monkeyfakebrothermotherfucker!

Alvaro Alvares disse...

Grande Fernadinho, quero dizer pequeno! Hehehe!

Piriquita Carente disse...

Fernadim é a vaibi!!
pena que é gay senau eu catava...

Abel disse...

Ae, eu sou o ABEL. Quye post maravilhodo fernando lucas. Sao nesses momentos que eu vejo como a escalada goiania vem crescendo.
Fernando é a vaibe

 
Real Time Web Analytics