sábado, 5 de junho de 2010

Esportiva no Reino Unido

Não só de Hard Grit vivem os escaladores do Reino Unido. Saiba que lá, ao contrário do que muitos pensam, também existem vias grampeadas. Fora da região do Peak District, onde o Hard Grit domina e se você aparecer com uma furadeira o linchamento é certo, existem outras regiões onde as vias esportivas são bem aceitas.

No vídeo abaixo um exemplo de via da região conhecida como The Anvil (detalhes aqui), ao norte de Glasgow. Chamada "Fire Power", a via é graduada em 8b(fr) (10b BR) e consiste num teto curto e grosso. Aumente o som!

6 comentários:

Iniciante barriga verde disse...

Vô te que estudar demais pra entender todos esses nomes... Hard Grit? What is this?

Rafael Matheus disse...

Fala Barriga Verde,

Hard Grit é um termo que define a escalada que predomina no Reino Unido. Escalada móvel em gritstone (um tipo de arenito). O termo ficou famoso depois que saiu um filme clássico chamado Hard Grit com as vias mais famosas da região.
Em geral são escaladas bem comprometidas e que usam a gradução "E", ex: Gaia (E8 6c).

Abrax

Chaves disse...

Obrigado professor girafales!

Iniciante barriga verde disse...

Aff... professor, complicou! Gaia? E8? 6C? Sugira aí uma bibliografia pra eu ler que tá hard...

Chaves disse...

Ai que buuuurro! dá zero pra ele!!

Rafael Matheus disse...

Caro(a) Barriga Verde, não se aflija, estamos aqui para lhe ajudar nesta jornada do conhecimento. Mais ao nosso estilo No Dab, ao invés de te indicar uma bibliografia sobre o assunto, vou te indicar um filme sobre o assunto (até porque não conheço nenhum livro sobre Hard Grit)

A Gritstone Year: http://www.youtube.com/watch?v=phAQIvkTU0c

Abrax

 
Real Time Web Analytics