terça-feira, 30 de março de 2010

CORE em Goiânia

Sim amigos! Não é brincadeira!CORE-music

Depois de ver notícias e o trailer do filme pipocando em todos os sites de escalada do mundo resolvemos ir atrás e tentar trazer para nossos amigos escaladores a premiere do filme aqui para a sede da No Dab em Goiânia.

Para quem não sabe, o CORE é mais um filme do diretor Chuck Fryberger, o mesmo do fantástico PURE. Neste novo projeto ele usou uma câmera UltraHD 35mm da RED (Quer uma? Clique aqui) que, segundo Steven Soderbergh (ganhador de Oscar): “Shooting with RED is like hearing The Beatles for the first time”. Quer mais? A trilha é na mesma qualidade do PURE e a produção não economizou em acessórios que vão de helicóptero a gruas gigantes!

Já na área da escalada, o time selecionado para o filme segue o mesmo nível: Nalle Hukkataival, Fred Nicole, Kevin Jorgeson e outros. Os picos são os melhores possíveis: Hueco Tanks, Rocklands, Suiça e Cocalzinho. As linhas incríveis: 5.14trad, highballs, V15s e etc…

Bom, voltando ao que interessa e resumindo a história: a No Dab com o apoio do Ginásio Sloper (boa Fred!) já fechou com os produtores do filme para trazer a premiere (como algumas outras surpresinhas) para Goiânia na última semana de Abril (ainda estamos fechando o local e data exatos). Assim que tiver mais novidades divulgaremos aqui no blog. Enquanto isso, para já deixar sua mão suada, veja o trailer:

Fiquem ligados!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Clube da luluzinha

Mulherada goiana está voltando para a pedra! Recebemos em nosso email o relato com as fotos abaixo da trip feminina composta por Ju, Dani, Ariana e Mari, que estiveram em Cocal no último final de semana para botar no bolso diversos boulders clássicos.

P3200026_redimensionar P3200027_redimensionar P3200015_redimensionar

 Mari trabalhando a aresta!

Ju num move de equilíbrio no Mocó

Ariana travando nos regletes!

O "Clube da Luluzinha", como são conhecidas, fez o famoso bate-volta Goiânia-Cocal em tempo record. Na ida pararam apenas 3 vezes para ir ao banheiro, 4 para comprar quitutes e 1 em uma lojinha com preços ótimos (minina!) que fica na saída de Goiânia. Já na volta o tempo foi um pouco P3200022_redimensionarmaior já que o pneu do carro furou e elas não sabiam que o estepe estava no porta malas.

Quem estiver interessadA (não precisa dizer que o requisito básico é ser mulher!) em entrar para o clube basta procurar uma das membras (sic!) que podem facilmente ser encontradas nos principais bares de Goiânia (você não estava pensando em procurá-las na academia né!?).

Mande você também as fotos de sua trip de escalada para o email nodabclimb@hotmail.com e corra o risco de aparecer no blog e no mural da No Dab no ginásio Sloper!

P3200052_redimensionar

quarta-feira, 24 de março de 2010

Turquia

Calma crianças, o site não está largado! Calhou de toda a equipe do blog estar extremamente enrolada no trabalho (ou no caso do Jaílton, com preguiça mesmo!) e o site ficou meio de lado, mas 402299925_f5a665f9cfnão há de ser nada, estamos de volta e em breve novidades!!

Por agora segue o trailer de um filme não tão novo mas que não tinha ouvido falar até agora. É o “Herakleia”, que se passa na Turquia, terra do Nargile e do banho turco. Tem a presença de alguns gringos de segundo escalão e locais explicando os detalhes. As imagens são incríveis e o lugar perfeito… Aprecie com moderação:

Em tempo:

Salim se encontra com o velho amigo Jacó:
- Oi Jacó, quanto tempo! Como vai meu amigo?
- Nada bem, minha mãe morreu semana passada!
- Não diga! Meus sentimentos! O que é que ela tinha?
- Infelizmente, pouca coisa. Um casa, dois lojinhas no centro da cidade e uma terreninho no interior!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Livrando tudo…

fernando Por Fernando Lucas, atleta patrocinado, boulderista, cantor, escalador de esportivas e paredes, pizzaiolo (quando à trabalho na pizzaria de seu pai em troca de dinheiro pra escalar) e nas horas vagas colunista especial No Dab.

A escalada é um esporte que abrange diferentes atividades, temos escalada de boulder, escalada esportiva, escalada tradicional, de grandes paredes entre outras. Cada um tem sua preferência e cabe a cada um respeitar os diferentes estilos de cada pessoa, mas que tal colocar todas as habilidades juntas em uma só via? Isso parece ser a nova onda do momento, escaladas clássicas que eram feitas artificialmente estão cada vez mais sendo livradas, e no topo desse movimento estão escaladores como os irmãos Huber, Nico Favresse, os irmãos Pou e também nosso querido sem dedo Tommy Caldwell.

Atualmente o projeto mais comentado envolve a via Mescalito (A3 5.8 830m) que está no lendário El Captain, Yosemite. Quando foi conquistada no outono de 1973 acho que nenhum dos conquistadores imaginava que essa via sairia em livre, mas com a evolução da escalada esportiva e principalmente do boulder, escaladores como Tommy Caldwell e Kevin Jorgesson acreditam que seja possível, combinando a habilidade de encadernar 11º e V13 a dupla mescla a experiência de Tommy, com o entusiasmo de Kevin.

A via é considerada o projeto mais difícil do El Cap, devido a constante dificuldade das longas 26 enfiadas onde várias são graduadas como décimo e até décimo primeiro grau seguidamente. Segue o vídeo dos escaladores malhando a via.

CROQUI the_topo_routemap

Já aqui na América do Sul os escaladores belgas Nico Favresse e Sean Villanueva fizeram a primeira ascenção em livre da South African Route, um bigwall localizado nas Torres del Paine, na patagônia chilena. A via saiu no grau de 5.12+ que parece bem acessível, mas deve ser lembrado que as condições patagônicas dão o “grip” da via.

 

E por final também devemos lembrar-nos da conquista feita no norte de Minas Gerais pelo lendário Stefan Glowacz, Holger Heuber, Klaus Fengler, o hermano Horácio Gratton e Edmilson Padilha. A via foi intitulada Place of Happiness, foi mandada toda em livre em 11 dias no grau de 9a brasileiro e suas 18 enfiadas seguem a aresta clássica da Pedra Riscada totalizando 850m. Essa via ainda não conta com nenhuma repetição, vamos lá galera! A pedra tá esperando.

Place of Happiness 00 01 02 03 04

Lembrando sempre galera que o blog da NO DAB acima de tudo e um espaço aberto para todos que queram dar suas opniões ou cooperar com material seja, foto, texto, mandem suas mensagens para o email: nodabclimb@hotmail.com, ou deixe seu comentario no próprio blog que entramos em contato…

sexta-feira, 12 de março de 2010

Night Climb VS. Evolução

Por Christiano Borges, atleta patrocinado e colunista especial No Dab.

Esta semana, contrariando mais uma vez as expectativas e previsões pessoais de chuva, nun sei o quê e nun sei o quê mais, e fugindo do guarda do Parque (o mesmo já se encontrou conosco durante um night climb, disse que é PROIBIDO a entrada ou visitação do parque após as 21h, então fiquem atentos ao mesmo e não causem problemas, porque no atual momento quem está errado somos nós, por ignorar essa lei ,más isso será assunto para um post a parte) rolou mais um bonde noturno pra Piri. Desta vez fomos apenas eu e a jovem promessa do clima goiano, Newton Neto, ou Isaac Newton, pois nosso grande amigo e comedor oficial das baladas Goiânia, Jailton Lessa (The JAHraman) , já estava lá, à trabalho (por incrível que pareça mas é verdade), desde o período matutino . Saímos de Gyn às 18:00 horas, chegamos lá às 19:30, resgatamos o sr. No Dab e subimos a Serra. Após um consenso, decidimos que melhor opção seria o setor do Relâmpago. Céu estrelado, brisa noturna, vários problemas e muitas possibilidades. Esse era o panorama do momento. Enquanto eu no Linha V8 e o JaHras no Relâmpago V7 revezávamos, o jovem Isaac não escalou.

“-Tô sussa, escala aí. Quero mandar o Frizo de prima.” Dizia o garoto.

Pois bem, após um leve sacode nos problemas ,resolvemos migrar para a pedra do Frizo, esta que fica a uns 15 mts. de onde estávamos hehehehehe, muito cansativo. Arrumamos os crash’s e, aí sim, de verdade começou a sessão. A principal característica desta pedra é inclinação e o tamanho das agarras, a maioria regletes bem pequenos, para não dizer minúsculos.Enquanto eu me ajeitava no Menisco V8, os mulek’s estavam se organizando no Frizo V4 e Frizo sem Arroz V8. Conforme a profecia, o Izaac mandou o Frizo onsight e já partiu pro upgrade. Após pegar todos os betas o jovem,entrou e, para espanto geral, quase mandou FLASH!!! Este problema é muito específico.Sai de uma invertida boa mas muito machuquenta, com os pés “marromenos” vai pra um reglete nano, sobe o pé alto e dá um tapa em uma agarra boa, depois é só virar.Alguns juntam no frizo outros já vão direito. Enfim....a linha é irada! O Jahras, que já tinha mandado de cima em outra oportunidade, não encaixou no mov. e achou a parada hard more. Eu depois de alguns tentos achei o meu beta e consegui fazer o mov. do Menisco, irado, clássico. Ficou agora como pendência o upgrade, Garção V9/11(???by 8A.nu).Os outros boulders da noite foram o Quem não menisca não petisca V6 e o Prato Feito com Crista V5. Tudo isso sob um céu iluminado de estrelas, muita vibração e descontração. E seguindo a lógica matemática de Cocal, uma espécie de PG: Você manda um boulder e aparecem mais 3 projetos na seqüência. Bom d+!!!

A evolução da escalada em Cocalzinho está em um ritmo frenético. Graças à qualidade das linhas /rocha, aliada à motivação da galera, os graus não param de subir e as linhas não param de cair!!! A moçada de BSB e GYN sabe bem do que estou falando. E pra quem diz que grau não importa, vai o meu recado:

O importante é subir pedra, principalmente se as mesmas são o seu limite (físico ou mental). Aproveite ao máximo sua juventude.Se você tem 20 anos, aproveite sua juventude.Se você tem 50 anos aproveite-a também.O passado é história e quem vive no passado é museu.

Continuando neste pensamento vou citar a frase de um amigo da Chapada Diamantina.

- “O esquema aqui é o seguinte: ROCK CLIMB EVERY DAY CUMPADI”

Abraço a todos!

 

Placas piri 060 Placas piri 061 Placas piri 065 Placas piri 068 Placas piri 071 Placas piri 074

quarta-feira, 10 de março de 2010

Fontain ainda esse mês?

Você já mandou um V6? Não? Então desliga o computador e vai pagar 100 flexões de braço e 300 abdominais. Assim que terminar volta pra cá.

Se você já mandou pode continuar aqui e sentir como são os boulders dessa graduação em Fontain… O vídeo abaixo não tem grandes efeitos nem super stars mas é bem interessante para nós, pobres mortais, que escalamos graus medianos para os padrões Bigup/Sender Films. Ele traz 5 linhas em sequência, V6, V6, V8, V7 e V6 e pode ser um bom incentivo (ou não) para você organizar o seu bate-volta para Fontain ainda este mês. Clique aqui para mais detalhes…

quinta-feira, 4 de março de 2010

Caminho da Resista

Figurinha carimbada aqui no blog, Kevin Jorgeson não carece de apresentações. O cara está em tudo que é filme de escalada, sola vias, manda highball de graduação V12 e dizem que no PS3 comunitário kemple_bd_tommy2do Camp 4 de Yosemite ganha de todo mundo no Winning Eleven 2010.

A nova do rapaz é livrar big wall. Ele está neste momento junto com Tommy Caldwell em Yosemite tentando mandar em livre o big wall futurista que Tommy aparece trabalhando no filme Progression com Chris Mcnamara.

O site da black diamond, que patrocina os dois, está com um texto muito legal do Tommy sobre o  projeto, chamado “Path of Resistance” (clique aqui). Vamos encaminhar para o nosso tradutor oficial e, quem sabe, disponibilizaremos o texto em português pra galera.

Por hora fique com o vídeo abaixo que faz um tour pelo porta ledge da dupla:

terça-feira, 2 de março de 2010

Mais um V15…

A evolução na escalada em boulder vem acontecendo de forma agressiva e rápida muito mais do que a própria escalada esportiva, talvez se dé ao fato de necessitar de menos equipamentos ( o que “barateia” a iniciação ao esporte que “ k entre nós” é muito caro, principalmente no Brasil ), aqui na região de Goiás outro fato que ajuda nessa influencia é o municipio de Cocalzinho de Goiás, o melhor pico para a escalada em boulder do Brasil sem sombra de dúvidas, outro fato que acredito ser são os inumeros vídeos sobre boulder, isto se dá ao fato que é muito mais fácil filmar boulders do que ascenções em vias…

Com o número cada vez maior de escaladores dessa modalidade e começando cada vez mais cedo a dificuldade e lógicamente que tende a aumentar conforme os anos vão passando, e novos projetos vão saindo…prova disso e o escalador Daniel “Madeiras”, Cara de pal como é mais conhecidos pelos amigos começou a escalar desde de cedo, largando o machado de seu pai, até então sua familia além de todos escalarem era lenhadores para mantér seu sustento.

Daniel recentimente abriu um novo projeto graduado em V16, The Game …

 

Cortesia do meu amigo Cedar Wright, o que mais impressiona em Woods e sua boa fase, após ter feito a primeira ascenção desse V16 ele fez a primeira ascenção de um projeto antigo em Hueco Tanks, o sds (sit down start) de um boulder clássico aberto por Fred Nicole em 2001 Esperanza, graduado como V14 e por muitos anos esteve como um dos boulders mais dificeis de Hueco…
O sds do Esperanza e na verdade mais 6 movimentos caracterizados como V7, dae entra no Esperanza v14, que foi nomeado Desperanza e graduado em V15…HARD PRA CARALHOOOO !!!

A boa fase do lenhador pode ser fruto de seu amor por Courtney Sanders com quem se casará ainda este ano…fora das baladas Daniel agora foca apenas em sua escalada, porém nunca deixa de relaxar ao lado de sua namorada como podemos ver nessas fotos…(detalhe para a 1°foto, onde Daniel afirma seguir a religião Rastafari…)

woods ganja  d4d1

Bom em seu curriculo além do casorio, Woods conta com 1-V16, 4-V15, e 26- V14, e mais dezenas de boulders de alta graduação…a No Dab já está em contato com o mesmo para um futuro patrocínio…

 
Real Time Web Analytics